Como
preparação para um estudo de campo, defina com os alunos os materiais
necessários, os animais a serem pesquisados, que características
observar e como tomar notas. Forme grupos de três e explique que cada
criança deve escrever o nome do animal que irá observar e informações
como número de membros e tipo de revestimento. De volta à sala, é hora
de ler as anotações, compartilhá-las e revisá-las. Passe pelos grupos,
observe como escreveram e inicie a discussão.
As intervenções feitas em sala levam as crianças a descobrir
contradições e lacunas em suas anotações. Ao revisá-las e confrontá-las
com as dos colegas, elas colocam em jogo várias práticas de leitura e
escrita: leem suas anotações e ouvem as dos outros, comparam os dados
registrados, discutem sobre qual informação convém ou não tirar do texto
que escreveram e completam as próprias anotações. Com isso, reavaliam
suas ideias e avançam em suas hipóteses de escrita.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/alfabetizacao-como-trabalhar-linguagem-reflexao-sistema-juntos-683013.shtml?page=2 14/05/2012 11h01
Bem vindo(a) ao nosso blog. Ele foi criado com o objetivo de oferecer a você, professor(a) articulador(a), um espaço on-line para divulgar seus trabalhos, relatar experiências da prática pedagógica e compartilhar leituras . Esperamos que faça bom uso do que aqui disponibilizarmos, e que esses arquivos sirvam para melhorar a qualidade do ensino nas escolas de Várzea Grande.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- ARTICULAÇÃO/SME/VG
- Várzea Grande, Mato Grosso, Brazil
- Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário